domingo, 23 de maio de 2010

Em busca do inusitado

A palestra e workshop de Evandro Teixeira aconteceram no dia 18/05 e no dia 19/05 pela manhã. No primeiro dia a sua palestra iniciou as 9h da manhã com um documentário chamado "Instantâneos da Realidade" que conta a história e mostra várias fotos de Evandro. Nesse vídeo vários jornalistas, fotógrafos e a família de Evandro comentam sobre seu trabalho e sua trajetória nesses 50 anos de profissão. Sebastião Salgado, um fotógrafo renomado, fala no doumentário que as fotografias de Evandro são profundamente nacionais.


Depois ele teve uma bate-papo com as 22 pessoas que estavam no local. Contou suas experiências, como a do Golpe Militar no Chile, onde viu vários jovens mortos jogados como animais, onde também muitos jornalistas foram mortos pois tudo era censurado e se fizessem matérias que os denunciavam eram presos e torturados, alguns até a morte. Evandro também falou da profissão hoje como fotógrafo, pois antigamente era enviado uma equipe para cobrir um acontecimento e hoje os jornais não enviam mais jornalistas pois existem agências que mandam fotos e notícias em tempo real e o custo é muito menos. Porém ele afirma "temos que acreditar na profissão, estudar e correr atrás. O importante é fotografar e acreditar no seu trabalho."

Quando questionado por uma participante ele pudesse salvar alguém ou fazer uma foto, Evandro responde que o médico está ali para salvar e ele para fotografar. "Sei que é uma resposta rude, mas é a verdade". Conta também que ele perdia o medo porque pensava sempre no resultado.

O workshop aconteceu na tarde do dia 18. Evandro tinha planos de fotografar em lugar aberto, porém com a chuva em Florianópolis naquele dia, os participantes tiveram que ir até o Mercado Público no centro da cidade, pois lá conseguiriam ficar em uma parte fechada. Na chegada ao centro ele explicou aos alunos que gostaria que tirassem fotos inusitadas do cotidiano, mas deixou os alunos livres para fotografar o que quisessem. Depois marcou um lugar para se encontrarem e logo após cada um foi para um determinado lugar escolhido por eles mesmos.


Das 15h às 16h30 os alunos do workshop puderam testar suas habilidades e como é a vida de um fotógrafo de encontrar algo inusitado inclusive em dias de chuva. Evandro pediu que cada um escolhesse 5 fotos para no dia 19 pela manhã, o grupo analisassem juntos as fotos. Nesse curto período Evandro pode contar suas experiências e mostrar aos alunos que é preciso paciência para fazer uma boa foto.


Fotos: Poliana Pallaoro

Nenhum comentário:

Postar um comentário