domingo, 16 de maio de 2010

Entre literatura e fotografias

Walter Firmo (foto), fotojornalista de 72 anos e carioca, marcará presença no Floripa na Foto, ministrando o Workshop Ortografias Fotográficas. No workshop, que ocorrerá do dia 18 ao dia 20 de maio, Firmo abordará sua experiência com as imagens, influenciadas pela literatura brasileira. No dia 20, será realizada a leitura de portfólio de Firmo, às 9h no Auditório do Centro de Eventos da UFSC.

Segundo a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o fotógrafo começou sua carreira 1957, no jornal “Última Hora”, passando por grandes veículos impressos como o "Jornal do Brasil", revista "Realidade", "Manchete", "Veja" e "Istoé". Recebeu o prêmio Esso, com uma série de cinco reportagens chamada "Cem dias na Amazônia de ninguém". Além disso, ganhou o Golfinho de Ouro, em 1985 e foi vencedor 9 vezes do Prêmio Internacional de Fotografia Nikon. È conhecido como mestre das cores, pela presença marcante das mesmas em seu trabalho.

Em 1986 fundou e dirigiu o Instituto Nacional de Fotografia da FUNARTE. Atualmente possui três livros em referência ao seu trabalho: “Firmo”, “Rio de Janeiro: Cores e Sentimentos” e “Achados” de Caique Botkay.
Atualmente ministra cursos no Rio de Janeiro e em São Paulo, e realiza diversos workshops pelo país.

Contrariando sua fama de colorista lançará no dia 19, às 19:30, na Fundação Cultural BADESC, a exposição “Walter Firmo em Preto e Branco”. A exposição ficará disponível para visitação até o dia 18 de junho de 2010.

Foto: Ariana Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário