quinta-feira, 20 de maio de 2010

André Teixeira

Palestra "Os desafios do Fotojornalista no século XXI"

Em sua palestra no Evento, André Teixeira, iniciou passando uma apresentação com suas melhores fotos. Em seguida, começou a falar sobre como o fotojornalista faz para sobreviver enquanto categoria com a crescente inseminação das câmeras digitais.

Segundo o fotógrafo, os jornais estão cada vez mais estimulando os leitores a enviarem suas fotos para serem publicadas, criando vínculos com os leitores e tornando a propagação da fotografia cada vez mais fácil.

Porém, “a especialização é necessária, e sobrariam para a profissão de fotojornalismo, pessoas dispostas em ir para a rua, cobrir assaltos, jogos, que consiga fazer coisas fora do comum, fora do registro, buscar um olhar diferente” explica o fotógrafo. André diz que os profissionais da área devem saber superar os problemas que podem aparecer, e isso depende da experiência e da sorte, também devem buscar o ineditismo e ter autonomia para fazer pautas sozinho.

André conta que só deixa de clicar, se a pessoa pedir para ele parar, ou se depois da foto pronta, a pessoas pede para que não seja divulgada. Ele respeita e diz que fotografa dentro dos limites.
O objetivo do fotógrafo é conseguir uma sequência de fotos que mostrem o drama, é tentar pegar o inusitado. “Meu trabalho é fazer uma coisa diferente do trabalho de todos” explica André.

Ao ser questionado sobre até que ponto vale se arriscar por uma foto, André declara: “se eu acredito, eu vou. Se eu acho que vai dar, eu vou. Tem que acreditar e fazer o que acha que é certo.” André afirma que o fotojornalista também tem que saber escrever. Para ele, sabendo escrever é mais fácil de emplacar no jornal.
Para ser fotógrafo, a atenção no trabalho é fundamental: “fotojornalista não pode andar com a câmera tampada, ele deve estar atento a todas as situações e preparado para tirar uma foto” explica André.

Deve-se também prestar atenção nos elementos surpresa, sempre pode acontecer alguma coisa inusitada. Outros fatores importantes são a luz e o conhecimento da pauta: O profissional deve conhecer sobre o que irá fotografar.

André diz que a profissão de fotojornalista é muito bacana e tem importante função social, porém nem sempre é bem recebido nos locais.

Uma dica do fotógrafo para os profissionais da mesma área é se debruçar em temas que acha interessante e produzir ensaios, pois além de conhecer muitos lugares, o profissional estará fotografando coisas boas que rendem além de matérias, livros.

3 comentários:

  1. Muito interessante o trabalho do André, é um ótimo profissional, merece todos os méritos.

    ResponderExcluir
  2. É tão bom congelar momentos, concordo com ele em parar de fotografar somente quando solicitado e respeitar a não divulgação caso seja solicitado pela "vítima".

    ResponderExcluir
  3. Boa matéria... a foto é fundamental para demonstrar os fatos e para imaginarmos o momento descrito.

    ResponderExcluir