quinta-feira, 20 de maio de 2010

Fábio Elias explora a interferência

“Se não fossem estas pessoas eu não estaria aqui hoje”, agradece Fábio Elias, referindo-se aos personagens que fotografou durante viagens pelo mundo. O fotógrafo as apresentou através de fotos, na apresentação do Projeto Sorriso, durante a palestra: Retratos pelo mundo. Povos e tribos em expedições fotográficas, que ministrou hoje, no evento Floripa na Foto 2010, que segue até amanhã, dia 21.05, no Centro de Eventos da UFSC.

Auditório do Centro de Eventos da UFSC durante a palestra de Fábio Elias

O Projeto Sorriso foi invenção do próprio fotógrafo, que sempre está comandando expedições fotográficas pelo mundo através da empresa Imagens e Aventuras, da qual é diretor e um dos fundadores.

Os rostos fotografados para o projeto, sempre estão olhando para câmera, sorrindo, consentindo aquela aproximação. Fábio Elias diz que gosta de tirar fotos quando ele e o fotografado têm empatia um pelo outro. “É igual paquerar”, revela o fotógrafo.

Fábio Elias durante a palestra


Com este projeto, Fábio consegue fazer o que ele mais gosta: “fotografar gente”. Comenta que além de gostar muito de fotografar culturas diferentes, sua paixão mesmo é fotografar pessoas, principalmente utilizando uma lente Grande Angular, ou seja, uma câmera que não permite um zoom muito grande, sendo necessária a aproximação do objeto, neste caso, da pessoa que será fotografada. “Quebrei muitas barreiras, e hoje sou mais confiante”, avalia Fábio.

Porém, o profissional adverte os fotógrafos que pretendem fazer o mesmo: “Primeiro de tudo vem o respeito. Você tem que saber como chegar nestas pessoas”. Fábio diz que o olhar é tudo. Deve-se sempre tomar cuidado e observar primeiro, antes de sair tirando foto como turista, pois assim, diz ele, ninguém irá respeitá-lo.


Um dos sorrisos do projeto. Foto tirada na Índia

Fábio Elias continua até amanhã em Florianópolis, e realiza das 9h às 12h o Workshop Retrato Documental Outdoor, expondo as fotos do Projeto Sorriso, tiradas pelo mundo, e abrindo espaço para tirar dúvidas dos participantes. Já no dia 1º de junho, embarca para mais uma expedição, desta vez em Salar do Uyuny, no sudeste da Bolívia. Confira as próximas viagens e participe você também.

Fotos: Bárbara Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário