quarta-feira, 12 de maio de 2010

Fábio Colombini o fotógrafo da Natureza

Fábio Colombini (no meio da natureza na foto da Sofia Colombini) é fotógrafo paulistano, amante da natureza, há mais de 23 anos registrando a biodiversidade da fauna e flora Brasileira. Seus trabalhos são caracterizados pela qualidade técnica e artística que apresentam, ele usa a técnica da macro fotografia para explorar os detalhes da natureza.

Colombini possui uma agencia de fotos na qual comercializa suas imagens junto a agencia de propaganda, editoras e empresas. Tem fotografias publicadas em mais de 1.800 livros do Brasil e do exterior, além disso, já ganhou mais de 30 prêmios importantes de âmbito nacional e internacional.

No evento Floripa na Foto 2010, dia 21 de maio às 16h, ele estará presente falando sobre Fotografia de natureza Brasileira. Não perca!

Você costuma fotografar com câmera digital ou analógica? Por quê?

De 4 anos para cá só tenho fotografado com câmeras digitais, porque o trabalho fica imensamente facilitado. A começar pela captura de imagens, em que o resultado pode ser imediatamente visto, e erros podem ser corrigidos. Facilita muito o ajuste da imagem no computador do ponto de vista de equilíbrio de cores, luminosidade e contraste. Agiliza também o processo de envio de imagens aos clientes, tudo feito on-line sem necessidade de deslocamentos. Embora o processo analógico seja muito interessante e proporcione ótima qualidade, não há como voltar atrás com as facilidades do digital.

A popularização da fotografia digital banaliza a profissão do fotógrafo?

Com o digital está muito mais fácil fotografar hoje em dia, e certos nichos de mercado que antes eram ocupados por profissionais, agora podem ser por amadores. Mas a fotografia não se resume a questões técnicas, sendo uma somatória de muitos aspectos e fatores que só um profissional pode atingir. Então não considero que banalize a profissão, mas que aumente o grau de exigência para uma boa foto, e que os fatores estéticos e artísticos ganhem mais importância.

Você costuma editar suas fotos com programa de edição de imagens (tipo photoshop)? O que acha desta prática?

Costumo utilizar o Photoshop na edição de fotos, mas resumo minha intervenção a ajustes básicos de nitidez, luminosidade e contraste, além de eliminação de manchas causadas por sujeiras no sensor. A fotografia de natureza exige uma fidelidade à realidade, pois é um documento científico. Intervenções demasiadas podem desvirtuar esse intuito, mas podem enquadrar a fotografia numa outra categoria como arte digital.

O que caracteriza uma boa foto?

Principalmente virtudes de beleza que encantem, surpreendam e prendam o observador. Para isso é necessário cumprir os requisitos técnicos básicos de nitidez, definição, luminosidade, e ir além, com composição equilibrada, harmonia de cores, informação objetiva e clara, enfoque criativo.

Cite alguns fotógrafos que são referência no seu trabalho.

Dentre os estrangeiros destaco Eliot Porter, Stephen Dalton e Frans Lanting. No Brasil, Haroldo Palo Jr., foi referência e incentivo para seguir a profissão de fotógrafo de natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário