sexta-feira, 21 de maio de 2010

Fábio Elias: Diversão e profissionalismo em workshop

Nos dias 20 e 21.05, o fotógrafo Fábio Elias esteve à disposição de doze pessoas, entre profissionais e curiosos, durante o workshop Retrato Documental Outdoor, tirando dúvidas, dando dicas e tarefas.

Fábio levou os participantes para fora do auditório do Centro de Eventos da UFSC, onde está sendo realizado do Floripa na Foto 2010, e lançou desafios fotográficos. Em um deles, com a intenção de provocá-los, Fábio disse que era o cliente e solicitava uma foto quase que impossível. Falava que naquele momento o papel dele era didático, e não de colega. “Aqui, eu sou o advogado do diabo”, dizia rindo.

O nome Retrato Documental Outdoor foi esolhido por retratar de forma simples o que realmente Fábio aborda no workshop. O trabalho feito pelo fotógrafo é de ensinar as pessoas a fotografar bem, independente das mudanças de luz - que acontecem constântemente em lugar aberto. E lembrá-las que se tem apenas uma chance de documentar um cena.


Jocélia Pilger, que há 15 anos trabalha como freelancer na área da fotografia, estava auxiliando Fábio. A monitora estava ali para tirar dúvidas dos participantes, porém, eles faziam questão de esperar para falar com o próprio fotógrafo.


Fotógrafo Fábio e monitora Jocélia

Fábio Elias estava radiante, ria de tudo, e muito atencioso não deixava ninguém de lado. Deu atenção a todos. Trocou emails e telefones, e convidou os participantes a participarem das expedições que coordena através da empresa que atualmente é diretor, a Imagens e Aventuras Expedições Fotográficas, do Rio de Janeiro.

“Estou adorando. Quem sabe eu não mude de profissão?”, diz a professora de psicologia na Unisul, Dâmaris da Silva, grávida de cinco meses, que admite que fotografar é apenas um hobby, mas que não para de pensar em seguir por este caminho.


Dâmaris vira modelo por instantes durante o workshop

Rafaella Coury, estudante de jornalismo da UFSC, pediu dispensa do serviço nos dois dias de workshop. “Meu sonho é trabalhar com fotojornalismo”, conta feliz por estar ao lado de um dos profissionais brasileiros mais viajados, e com histórias ricas para contar sobre cultura. “A fotografia dele é praticamente jornalística, ele captura momentos incríveis de povos diferentes dos que estamos acostumados de ver”, afirma a estudante.


Fábio dá dicas à Rafaella

O Floripa na Foto 2010 encerra hoje com com a palestra de Etiene Samain Imagem e Pensamento em Antropologia, às 19h30. Saiba mais.

Fotos: Bárbara Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário