terça-feira, 4 de maio de 2010

Os 50 anos do fotojornalista Evandro Teixeira

Evandro Teixeira  é nascido na Bahia e iniciou sua carreira em 1958 no jornal Diário da Noite, no Rio de Janeiro. Em 1963, foi para o Jornal do Brasil, onde está até hoje como editor de fotografia. Evandro já fez cobertura de eventos históricos como o Golpe Militar no Brasil, Golpe no Chile, Ditadura Militar, Copas do Mundo, como também, desfiles de moda em Paris, secas no nordeste, entre muitas outras coisas. O fotojornalista já publicou dois livros, o primeiro chamado "Evandro Teixeira - Fotojornalismo", lançado em 1982, e o segundo foi "Canudos 100 Anos", lançado em 1997.

No Floripa na Foto Evandro Teixeira vai abrir o primeiro dia do evento (17) com uma palestra às 19h, e nos dias 18 e 19 vai estar apresentando um workshop onde no período da manhã será teórico e a tarde os alunos poderão testar o conhecimento adquirido em aula.

Abaixo entrevista com Evandro Teixeira:

Qual o tema da sua participação no Floripa na Foto?

Vou abordar a importância da fotografia na construção da história, nos grandes acontecimentos como a ditadura militar no Brasil, coberturas de Copas do Mundo e jogos olímpicos.

Você costuma fotografar com câmera digital ou analógica? Por quê?

Fotografo com câmera digital, pois facilita no tempo de obter as imagens, mas ainda tenho câmeras analógicas. Hoje as câmeras digitais possuem 22 mega de resolução e como fotografo para produzir livros isso também facilita.

A popularização da fotografia digital banaliza a profissão do fotógrafo?

Banaliza, pois hoje todo mundo é fotógrafo com uma digital e os jornais recebem muitas fotos de graça. Os jornais que tinham 40 profissionais hoje possuem 3 ou 4 fotógrafos. Antes o fotógrafo pensava para clicar, hoje não. Um rapaz aqui do jornal fez mil fotos em um jogo de futebol, quantos filmes gastaria com isso em uma analógica?
Antigamente as fotos tinham prioridade, hoje o espaço diminui muito e temos que adequar a foto no espaço que sobre do texto.

Você costuma editar suas fotos com programa de edição de imagens (tipo photoshop)? O que acha desta prática?

Evito usar esses programas. Uso somente para limpar as imagens, para dar vida as fotos. Sou contra quem usa esse tipo de método.

O que caracteriza uma boa foto?

A foto que não precisa de texto explicativo, como a foto “A queda do motociclista” que fiz. Aquele momento é único.

Cite alguns fotógrafos que são referência no seu trabalho.

José Medeiros, Eugene Smith e Cartier Bresson

Nenhum comentário:

Postar um comentário