quarta-feira, 5 de maio de 2010

Floripa na Foto 2010


O Festival de Fotografia Floripa na Foto 2010, está em sua primeira edição e deve reunir entre os dias 17 a 21 de maio Florianópolis grandes nomes da fotografia brasileira em palestras, oficinas, workshops, exposições, leituras de portfólios, exposições e fóruns sobre foto e jornalismo. O evento tem como sede o Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina e vai discutir o mundo da fotografia sob o olhar de quem vivencia a profissão.

Floripa na Foto é o primeiro festival de âmbito nacional de fotografia que acontece em Santa Catarina. O evento é patrocinado pelo Edital Elisabete Anderle de estímulo a cultura, cujo projeto foi selecionada em 2009 para desenvolvimento do mesmo. O festival conta com a parceria da Editora Photo, UFSC, UDESC e o Museu de Imagens e Som de Santa Catarina.

Segundo as organizadoras do evento Lucila Horn e Lu Renata o objetivo é trazer para Santa Catarina as cadeias produtivas e as possibilidades de crescimento da fotografia no estado. A idéia é aproximar quem gosta da fotografia e profissionais da área.


As inscrições podem ser feitas através do e-mail contato@floripanafoto.com e as informações estão disponíveis no site oficial do Floripa na Foto 2010. Os editais estão divididos entre concurso, palestras, oficinas e workshops.

Concurso: As inscrições encerraram no dia 30 de abril. Aproximadamente 100 pessoas vão concorrer às premiações que serão entregues na abertura do evento no dia 17 de maio na UFSC.
A Comissão de Premiação vai selecionar 3 fotografias premiadas sendo uma em cada categoria, que estão divididas entre Arquitetura, Natureza e Cotidiano.

Cada um vai ganhar o valor de 2 mil reias. Uma cópia da fotografia premiada será doada ao Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina podendo este e a organização do evento “Floripa na Foto”, usar as imagens para divulgação de forma irrestrita e por tempo indeterminado, reservando ao artista o direito autoral sobre a obra.

Palestras: Haverá palestras do dia 17 a 21 de maio na UFSC e ainda há vagas. Já estão inscritos mais de 500 pessoas de todo o Brasil.

Dia 17 às 19:30 terá palestra de Evandro Teixeira sobre os 50 anos de fotojornalismo.

Dia 18 terá três palestras. Às 14 horas, José Roberto Comodo vai abordar os direitos autorais de quem produz fotografia.

Às 16 horas Ernesto Bazan vai falar de seu projeto fotográfico em Cuba. E as 19:30 Eder Chiodetto falará sobre a importância da obra de um dos mais influentes fotógrafos da história Henri Cartier-Bresson.

Dia 19 às 14:00 a palestra será com José Roberto Comodo falando sobre contratos para uso de obras fotográficas e de imagem.

Às 16:00 Rogério Ferrari vai falar do poder da imagem diante da sociedade.

Dia 20 às 14 horas, Fabio Elias vai mostrar retratos pelo mundo, povos e tribos em expedições fotográficas. Às 16 horas André Teixeira foi abordar os desafios do fotografo de imprensa para o século XXI. E às 19:30, trajetória e obra do fotógrafo Boris Kossoy

No dia 21 às 14 horas Kazuo Okubo vai palestrar sobre a construção do trabalho de um fotógrafo. Às 16 horas Fabio Colombini vai falar sobre a fotografia de natureza brasileiras. E às 19:30 o professor e doutor Etienne Samanis e a professora Fabiana Bruno vai abordar a imagem e a conexão com a antropologia.

Oficinas: O Floripa na Foto 2010 organizou 5 oficinas, com fotógrafos renomados como Milla Jung, Felipe Prando, Mara Freire e Zé Paiva. As inscrições já estão encerradas e custaram noventa reais para cada participante


O Fórum Sul de Fotojornalismo faz parte da programação do Floripa na Foto, através de uma parceria desenvolvida com o curso de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

O fórum esta programado para o dia 20 de maio no Auditório Henrique Fontes no Centro de Comunicação e Expressão da UFSC das 08:30 da manhã seguindo até 12:30.

Na primeira sessão que inicia as 08:30 a fotógrafa Juliana Falchetti vai abordar o tema Fotografia e História: O rio Uruguai retratado. Edu Baggio falará de fotojornalismo e o artista Autista e a fotógrafa Vera Lúcia Spacil Raddatz vai discutir a Fotografia como pratica comunicativas na sala de aula.

Na segunda sessão que inicia as 10:30 a fotógrafa Angélica Lüersen trará reflexões sobre o fazer fotojornalismo. Kátia Hallak vai abordar as possíveis representações da guerra na fotografia contemporânea. Débora Klempous Corrêa vai ampliar a discussão sobre a arte no tofojornalismo e as mídias alternativas será tema de Walfrido Cabral Claudino. A Iconografia do sofrimento será discutida pela jornalista Janaina Barcelos no encerramento do fórum.


DUO Arte e Produção – Coordenação Geral
Horário de atendimento
Das 14:00 às 18:00
Tel / Fax: 48 – 3365 2324
9901 1334 / 9935 1533
E-mail – contato@floripanafoto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário